quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Colocando tudo de volta no lugar

Não demorou muito, como imaginei. Eu estava lendo meus e-mails no computador do escritório, quando ele apareceu.
– Pai... – Chamou melancólico.
– Diga, Gabe... – Tentei parecer indiferente, como se nada tivesse acontecido.


– Eu queria conversar...
– Ah, tudo bem, já terminei aqui mesmo...


Eu levantei para falar com ele. Gabe sempre foi assim. Sempre pediu conselhos, sempre me encarou como um amigo mais velho com quem podia contar. Isso tinha vários lados positivos. Mas alguns negativos estavam começando a me incomodar.
– Pai... Eu voltei antes do chateau.
– Eu percebi. Quer contar o que aconteceu?


– Ai, pai!!! – Grunhiu. – Eu acabei brigando com a Aretha de novo... Mas dessa vez... Acho que pisei na bola... Mas, pai! Que saco!

Eu não estava conseguindo entender nada.
– Gabriel, meu filho...


– Eu sei, eu vou explicar... Eu vou tentar... Ah! As mulheres! São tão complicadas! – Não me diga! – Pai! Na verdade... Eu acabei brigando foi com todo mundo...

Eu me preocupei. Aquela não era a natureza de meu filho. Que poderia ter acontecido de tão grave?


– Estava tudo bem... Estávamos lá curtindo a casa, a cidade praiana. – Ele continuou. – Até o Thales dar uma de engraçadinho pra cima da Alanis. – Gabe franziu o cenho com raiva. – E daí eles ficaram... E não paravam mais de se agarrar...
– Gabe, me desculpe... Se o Marley me dissesse isto com esta entonação eu até entenderia... – Posso até dizer que EU fiquei aborrecido, afinal a guria é minha afilhada. – Mas porque isto te aborreceu?


– Por que! Por que! Porque a Alanis é como uma irmã pra mim, pai, você sabe! E o Thales... Bem... Ele é meio galinha... Antes de ficar com ela deu mole pra metade das meninas que passavam de biquíni na frente dele.
– Mas, Gabe... A Alanis não é mais nenhuma garotinha. Eu não consigo entender porque motivo você brigou com a sua namorada.


– Ah, eu já disse! As mulheres são loucas! O problema era entre mim e o Thales, e eu fui falar com ele. Falei só pra ele respeitar a Alanis, pai... Não disse nada demais... Mas ele veio com o papo: “Gabe, você ta amassando a minha irmã e eu não me meti nisso!” Mas eu nunca desrespeitei a Aretha, pai... E ela bem que queria!
– Gabriel! – Eu o censurei.


– Então, a doida da menina resolveu morrer de ciúmes da Alanis e perguntar por que eu tava tão preocupado com ela... Eu repeti: “porque ela é quase uma irmã”. Daí ela disse a mesma coisa que o Thales e daí eu disse que o irmão dela era um galinha e ela gostou menos ainda!
– Com razão, não acha?


– Como assim, “com razão”, pai?! Você também acha que eu estou errado?!
– Filho... O Thales estava forçando a barra?


– Não...
– Estava fazendo alguma coisa sem o consentimento da Alanis?


– Não...
– Então, Gabe, você não deveria ter se metido. Realmente não vejo motivo pra você ter ficado tão irritado... A ponto de deixar seus amigos e sua namorada... E voltar sozinho pra casa.


– Fiz besteira, num fiz? – Eu fiquei com pena do garoto. Na idade dele eu tinha tanta malícia. Eu agora o vi com cinco anos, quando quebrou o primeiro vaso de cristal na casa de sua mãe.
– Depende... Mas você primeiro precisa saber o que sente, filho...


– Que quer dizer, pai?
– Bom, Gabriel, foi você mesmo quem disse não saber se ama a Aretha...

Eu não quis dizer a ele, mas no fundo, por mais que gostasse de Alanis como irmã, não achei que o ciúme que ele sentiu fosse fraternal de alguma forma.


No dia seguinte, um pouco mais calmo, ele voltou a falar no assunto.
– Pai... Eu não consegui dormir... Acha que posso estar confundindo as coisas? Tipo... Acha mesmo que eu não devo defender a Alanis?
– Depende do que considera defender, Gabriel.


Eu superprotegi meu filho. Hoje reconheço que eu era muito mais independente e desenrolado na sua idade. Nunca recorri a meu pai para me dar conselhos, em parte porque éramos muito diferentes. Eu era muito mais amigo de Gabe.

– Como assim?


– Gabe, a gente só defende quem quer ser defendido.
– Eu não posso acreditar que ela estivesse gostando daquilo... – Ele disse com rancor, e eu comecei a ter certeza de meus instintos.


– Ela te falou isso, filho?
– Não! – Respondeu frustrado.


Ficamos um tempo sem falar. Depois ele continuou:
– O Thales e a Aretha vão pra UNESim agora, depois das férias.
– Ué! Pensei que já estivessem lá...


– Não, pai! Você não ouviu nada aquele dia? Ela tava lá com a escola, conhecendo a UNESim. A gente se esbarrou no CRAU. Daí a gente almoçou junto, eu acabei convidando ela pra festinha que ia rolar no MDC... Daí a gente acabou ficando... Depois deixei ela na casa d’uma amiga dela lá...
– Ah... – Essa era história que não escutei por estar atordoado demais.


– Acha mesmo que fiz errado? Que é problema da Alanis?
– O que sente de verdade por ela, filho?


Aquela pergunta pegou Gabriel de surpresa, e ele se postou na defensiva.
– O que quer dizer?
– Eu não quero dizer nada... Eu estou perguntando...


– Eu não entendi sua pergunta... – Dissimulou.
– É claro que você entendeu... Você me disse não saber o que sente pela Aretha, e agora fica enciumado de ver Alanis se envolvendo com seu amigo.


– Primeiro, eu não fiquei com ciúmes, eu fiquei preocupado! Segundo, aquilo não pode ser chamado de envolvimento, era apenas uma agarração. Terceiro, de que amigo você está falando?
– Ah, Gabriel! Dá um tempo, vocês sempre foram amigos. Andaram afastados desde que entrou pra faculdade, mas se conhecem desde pequenos. E você ainda não respondeu a minha pergunta.


Gabriel pareceu se dar conta de que estava confuso quanto a seus próprios sentimentos, e disse cabisbaixo:
– Não posso voltar pra lá... Não quero.


O bip do meu rádio tocou. Pedi um minuto ao Gabriel para atender.
– Alô.
– Dindo? – Era a Alanis. – O Gabe apareceu por aí?


– Ã-hã... Ele está aqui comigo...
– Ah! Ainda bem! Eu fiquei preocupada, Dindo... Ele saiu daqui igual um maluco. E desligou o celular. Chegamos a ir atrás dele no aeroporto mas não achamos. Posso falar com ele?


Gabe não gostou quando lhe passei o celular, mas ele teria que fazer isso mais cedo ou mais tarde, não teria?
– Oi. – Atendeu de forma seca.
– Hey, Gabe... A gente tava aflito aqui... Você tá bem? – Gabriel não fez questão de mudar a ligação para sigilosa e eu acabei por ouvir toda a conversa.


– Tô ótimo, e vocês estão tão aflitos que só ligaram agora.
– Ligamos pro seu celular e pra república. Não pensei que você fosse pra casa do seu pai...


– É! Parece que seu raciocínio foi afetado quando pousamos na Ilha.
– O que deu em você, Gabe? Porque está falando assim comigo?


– Você queria saber se eu estava bem, não é? Estou ótimo! Você já pode desligar.
– Olha, do jeito que você está grosso eu devia mesmo, mas a Aretha quer falar com você...


– Eu não quero falar com ela.
– Deixa de ser infantil, Gabriel!


– Por falar em infantil, você sabe que ele é mais novo que você, não sabe?
– É, Gabe, você conseguiu! Perdi minha paciência. Tchau!


Ouvi o bip e o ambiente ficou mudo. Gabriel baixou a cabeça e me devolveu o aparelho, sem conseguir olhar nos meus olhos. Decidi não pressionar.
– Eu vou para o meu quarto. – Anunciou já saindo.

Eu não disse nada.



6 comentários:

  1. Só vou dizer uma coisa: Filhota rules!!!!

    Amo muito! *.*

    ResponderExcluir
  2. Tinha q ser filho do J pra ser tão confuso com relacionamentos... =/ Acho fofo essa parte do Gabe pedindo conselhos pro J.... logo pro J... kkkkkkkk

    Agora fala sério, essa geração deles é muito linda, Olha o Thales, Alanis, Gabe.. [Aretha nem tanto] é... foi só pra implicar um pouco... kkkkkkkkkk


    Bjooos

    ResponderExcluir
  3. Huahsuhausha! Total RULEZ MITAAAAAAAAA!

    Gabe é confuso, Jack é atrapalhado, Deh! Hahsauhsuahsuahsauh! Realmente tadinho, devia pedir conselhos pro Mark... [/também sei implicar mode on

    *******************

    Obrigada, meninas! *-*

    ResponderExcluir
  4. Credo.. logo pro Mark?! Ele ia mandar o menino fazer "nerdices" pra esquecer das meninas" asuhaushuahsuhaushuahushs

    ResponderExcluir
  5. Preciso dizer que na disputa mano a mano quem ganhou foi o Mark? ¬¬" Então no mínimo melhor conselheiro do que o J ele é!

    ResponderExcluir
  6. O J tbm é bom nisso... tanto q sabemos muito bem quem ele pegou depois;... Quem ri por ultimo ri atrazado... aaushuahsuhsuhaushauhsuha

    ResponderExcluir